Não deixe que ninguém lhe despreze, porque você é jovem

Cerca de três anos atrás, minha esposa e eu respondemos ao chamado de Deus e nos mudamos para Moscou. Tínhamos 25 anos de idade e estávamos casados ​​há apenas nove meses na época. Nós não poderíamos sequer imaginar o que estava à frente de nós, fomos simplesmente apaixonados sobre a construção da Igreja e estávamos prontos para cometer toda a nossa vida a Jesus. Cerca de dois anos atrás, tivemos a honra de nos tornar os pastores líderes de Hillsong Church, em Moscou.

Os últimos dois anos têm sido tão cheio de desafios e milagres de Deus em nossas vidas. Estamos tão gratos a Deus por tudo o que temos em nossa vida agora, mas para ser honesto, um dos maiores desafios que enfrentamos é o fato de que somos jovens e inexperientes. Eu sei que muitas pessoas enfrentam esse desafio.

Por exemplo, você tem esse sentimento quando você inicia um novo trabalho e você praticamente não tem experiência nessa área, quando você assumi uma responsabilidade que geralmente as pessoas mais maduras assumem. Quando você começa algo novo, algo que nunca fez antes. Quando você se tornar um líder de um grupo de pessoas - alguns dos quais são mais experientes do que você.

Sinto-me encorajado por exemplos de pessoas na Bíblia que foram chamados por Deus em uma idade jovem. Por exemplo, o profeta Jeremias, o rei Salomão, Timóteo, que era um jovem pastor e um discípulo do apóstolo Paulo. Todos eles eram jovens e inexperientes quando Deus começou a usá-los e atravessá-las de uma forma sobrenatural. Jesus tinha cerca de 30 anos de idade, quando ele teve que levantar-se e pregar ante 40-50-60 anos as pessoas de idade, e para fariseus experientes e mestres da lei.

Um monte de pessoas têm enfrentado esse desafio e muitos vão enfrentá-lo, mas eu acredito que uma idade jovem e falta de experiência não deve impedi-lo de seguir a Jesus e responder ao seu chamado. Idade e experiência é o que as pessoas prestam atenção, mas Deus olha para o seu coração!

Eu gosto do que o Apóstolo Paulo escreve a um jovem pastor Timóteo:

"Não deixe que ninguém o despreze, porque você é jovem."
(1 Timóteo 4:12)

Foi esse mesmo versículo que pastor Brian me deu no início da minha viagem pastoral.

Aqui eu tenho um par de princípios que o apóstolo Paulo deu a Timóteo e que eu nunca devo esquecer:

1. Seja um bom exemplo.
"... Seja um bom exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza." (1 Timóteo 4:12)
A liderança é sobre mostrar um exemplo. A maneira que eu vivo sempre terá um grande impacto sobre aqueles que me seguem. Se eu não fizer alguma coisa, então eu não posso esperar outras pessoas a fazê-lo. Mas quando eu faço alguma coisa, então eu espero que aqueles que me seguem vai fazer o mesmo.

2. Leia a Bíblia todos os dias.
"Até que eu venha, dedique-se à leitura pública da Escritura, à pregação e ao ensino". (1 Timóteo 4:13)
Há tantos afazeres em nossa vida, coisas que vão após a nossa energia, tempo e atenção. Uma vez eu fiz uma decisão para tomar café da manhã somente depois que eu comesse o alimento espiritual. Isso me ensinou a ler a Bíblia todos os dias. Quando faço isso, esperança, fé e alegria estão presentes em todos os dias da minha vida, não importa o que me rodeia.

3. Seja fiel com o que você tem.
"Não negligencie seu presente (dom)..." (1 Timóteo 4:14)
Os jovens tendem a olhar para as pessoas mais experientes e desejar o que eles têm. Mas, para ser bem sucedido na minha área eu tenho que trabalhar com o que está na minha mão e com os meus pontos fortes, meus dons e talentos. Não tenha medo de ser você, trabalhar em si mesmo.

4. Seja constante no que você está fazendo.
"Seja diligente nessas coisas; dê-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. "(1 Timóteo 4:15)
Quando você é jovem você quer ver o resultado de seu trabalho o mais rapidamente possível. Algo realmente significativo não pode ser construído em um dia ou mesmo uma semana. Leva anos. Mas se você é constante em uma coisa, o tempo vai passar e você vai ver o resultado do seu trabalho.

5. Faça o que você diz.
"Preste atenção a sua vida e da doutrina." (1 Timóteo 4:16)
Para um jovem líder de seu próprio exemplo, suas ações e decisões são muito mais fortes do que suas palavras. Eu tenho que ter cuidado para que minhas ações se alinham com o que eu prego, dizer aos outros; então será fácil para as pessoas me seguir e ouvir o que eu digo.

Eu acredito que essas coisas simples irá ajudá-lo no que você faz. Não despreze o que Deus pode fazer em sua vida hoje, apesar da sua tenra idade ou falta de experiência.

Vadim Feshchenko (Hillsong Church Moscow)
Tecnologia do Blogger.