Devocional - Conheça a Verdade
Jesus disse: Se você permanecer na minha palavra (apegar-se aos meus ensinamentos e viver de acordo com eles), você será verdadeiramente meus discípulos. E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará.
João 8: 31-32 (AMPC)
No meu livro "Batalha da Mente", compartilho uma história sobre Mary e seu marido, John, uma pessoa muito discreta e descontraída. Ele havia sido abusado verbalmente por sua mãe e insultado por colegas de brincadeira na infância, então passou a odiar confrontos e não resistiu à forte vontade de Mary. À sua maneira, John era tão prisioneiro quanto sua esposa. Ele a culpou; ela o culpou - era uma imagem perfeita da decepção do inimigo no trabalho.
John estava convencido de que não adiantava resistir a ninguém, porque ele ia perder de qualquer maneira. Ele pensou que a única maneira de se dar bem era ficar quieto e aceitar o que acontecesse.
John também acreditava em outra mentira: que ele não era verdadeiramente amado por Deus, porque não valia a pena amar. Por se sentir assim, ele havia acreditado nas mentiras de Satanás. “Senti como se Deus tivesse dito ao mundo: 'Acredite em Jesus e você será salvo.' Entrei em algum tipo de acordo, mas nunca achei que valesse a pena amar.
Essa é uma das maiores mentiras do inimigo: “Você não é ninguém. Você não vale nada. Se ele pode convencê-lo de que você está longe demais ou sem valor, ele criou uma fortaleza em sua mente.
Embora John fosse cristão, sua mente estava presa por seu inimigo por décadas. Sua mãe não havia dito a ele que ele era bom, digno, ou um filho de Deus. Seus amigos não o encorajaram e, nos primeiros anos de seu casamento com Mary, as críticas dela o convenceram ainda mais de que ele era um fracasso sem esperança.
John teve que aprender que ele é importante para Deus, que é amado e que é tão valioso para o reino de Deus quanto Paulo, Moisés ou qualquer outra pessoa. Para John vencer sua batalha e derrubar as fortalezas mentais que Satanás havia construído, ele precisava saber a verdade. Jesus disse: “Se você. . . [apegue-se aos meus ensinamentos e viva de acordo com eles], vocês são verdadeiramente meus discípulos. E você conhecerá a verdade, e a verdade os libertará ”(João 8: 31b-32).
João aprendeu a verdade ao ler a Palavra de Deus, orar e meditar no que diz. Ele também aprendeu ao aplicar a Palavra de Deus em sua vida cotidiana e teve a experiência de vê-la funcionar. A experiência é frequentemente o melhor professor. Ao longo dos anos, aprendi através da Palavra de Deus e das experiências da vida que Sua Palavra está viva, cheia de poder e pode derrubar as fortalezas que Satanás construiu em nossas mentes.
Quando você realmente sabe que as armas de que precisa estão disponíveis e começa a usá-las, está no caminho da liberdade. Ao aprender a resistir ao inimigo, invoque suas mentiras e as substitua pela verdade, sua vida se tornará muito melhor!
Oração: Pai, por favor, lembre-me (especialmente quando não me sinto amado) de que sou importante para você e que me ama. Ajude-me a aprender verdadeiramente quem eu sou em Cristo e a saber que não sou menos valioso para você do que qualquer outra pessoa. Obrigado por me amar e pela confiança que posso ter em você! Em nome de Jesus, amém.