Será que eu sei realmente o que é ser cristão?

Hoje as pessoas tem uma certa imagem feita em sua própria cabeça sobre o que é ser cristão. Em 1 João, uma carta contida na Bíblia, é possível compreender como se sabe que alguém é cristão.

Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29

Um cristão é reconhecido pela conduta, esta que diz respeito ao caráter de Cristo, uma vida transformada por Cristo. Ser cristão não é simplesmente dizer que é, ou vestir roupas cumpridas, viver excluindo a realidade, ou mesmo o mundo. Ser cristão está inteiramente ligado a Cristo. Jesus diz aos seus discípulos: 

"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34,35


É uma vida onde não existe mais o eu, mas sim Cristo no centro de tudo o que diz respeito a mim. A vontade de Deus, assim como foi com Jesus, deve cortar a nossa.

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24

E toda a nossa natureza passa a ser como a do Filho de Deus. Quando olhamos para Jesus nós vemos Deus (colossenses 1:15), e quando olhamos para Jesus vemos como o Filho de Deus age. Nós somos livres nele, somos livres para imitá-lo, e ser como ele é, pois ele é o primeiro de toda a criação, dele vem o modelo de como eu devo ser. Somos livres para sermos simples e humilde de coração, e assim como agimos já nascidos de Deus, toda a nossa conduta é segundo a justiça de Deus. 

Isso quer dizer que o nosso caráter, os nossos sentimos, as nossas ações passam a se parecer com a de Cristo e isso acontece espontaneamente, em amor. Guardamos os mandamentos dele, porque o amamos, e o Espírito Santo age em nós, de dentro pra fora, de modo que a nossa vida só tem graça se Deus for o centro de tudo, inclusive os seus mandamentos cumpridos, e a Palavra dele em nós. Não é preciso inventar uma lista de regras para seguirmos sobre como ser um cristão. 

Nossa forma de ser imita a Cristo porque nós o amamos e pelo o Espírito Santo dele vivemos. Com isso a gente ganha desconforto, vamos na contramão do mundo, mas o amor que há em nós, e que correspondemos supera tudo. A plenitude dele nos alcança. O fim de tudo isso é uma vida onde a gente vai viver pra sempre com Deus, a vida eterna, o que faz com que todas as coisas desse mundo e até mesmo as mediocridades que tentam nos agarrar no dia a dia, através de situações e pessoas, tornam-se nada. Ser cristão tem tudo a ver com Jesus Cristo, que possamos ser como ele é e nele permanecer.
Tecnologia do Blogger.